terça-feira, 8 de maio de 2012

Constipação Intestinal

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que tem um receio em falar sobre esse assunto. Mas não sabem eles que nosso intestino é como se fosse nosso segundo cérebro. Se ele não está funcionando direitinho, muita coisa começa a complicar, nosso corpo responde de formas diferentes. Exemplo: mulheres com muita cândida e/ou infecção urinária de repetição, ou até a dificuldade de emagrecer, podem estar com sérios problemas no intestino, entre outros mil que podem surgir por consequência de um mal funcionamento dele.

A constipação intestinal ou prisão de ventre acomete muita gente hoje em dia e é uma doença provocada principalmente pela má alimentação, a falta de consumo satisfatório de alimentos com fibras, muitos alimentos com alto valor de proteína, e alimentos industrializados refinados que perdem suas fibras naturais e parte de seus nutrientes, a falta de exercício físico também é um grande aliado deste problema, além de desordens funcionais do intestino e distúrbios psiquiátricos, como depressão, anorexia e o uso excessivo de laxantes. Sim, os laxantes. Pois a ingesta excessiva desse remédio deixa o nosso intestino 'preguiçoso', pois não precisa de trabalho nenhum para funcionar e acaba acostumando a trabalhar apenas a base destes.

O bom funcionamento intestinal depende de vários fatores como:
- Ingestão de água;
- O consumo de alimentos saudáveis ricos em fibras como as hortaliças, as leguminosas, as frutas e os cereais integrais;
- O consumo de alimentos com gorduras saudáveis, como castanhas, nozes e azeite de oliva;
- A prática de atividade física.

Mas aqui vai uma dica: se há muito tempo você não toma um vermífugo (mais conhecido como remédio para 'vermes') é bom consultar um médico e pedir uma orientação pra saber qual tomar. Nós ingerimos tantas coisas durante nosso dia-a-dia, que não temos noção do quanto de bactérias entram no nosso organismo. Por isso a importância de tomar um vermífugo ao menos uma vez por ano, e engana-se quem acha que só crianças tem que tomar. Adultos também! Ok, tomou o remédio? Então vá até ao supermercado e compre aqueles leites fermentados, para repôr apenas as bactérias boas.

Após isso, adote uma vida mais saudável. Segue alguns alimentos para o bom funcionamento intestinal:


Mamão, laranja, ameixa, manga, melancia, pêssego, maçã, uva, alface, agrião, couve, repolho, almeirão, espinafre, mostarda, tomate, pimentão, abóbora, berinjela, cenoura, beterraba, mandioca, cará, arroz integral, pão integral, centeio, aveia, semente de linhaça, farelo de aveia, leites fermentados, iogurtes, entre outros.

Lembrando sempre que: cada organismo é um organismo, de repente o que dá certo para uma pessoa, não dá certo para você. E outra coisa: não adianta se 'entupir' de fibras e não tomar água ok? Aí o efeito vai ser reverso mesmo. Recomenda-se em média 2 litros de água por pessoa.

Caso nada disso resolva, procure um nutricionista, ele pode prescrever alguns prebióticos e probióticos para manipulação que ajudam muito.

Com o intestino não se brinca ;)
Abraços

5 comentários:

  1. Belíssima postagem!!obrigada pela orientação..de agora em diante, eu vou me reeducar geral!água+fibras+água+exercícios+água+alimentação adequada +água!!

    ResponderExcluir
  2. EDVÂNIA MADEIRA08/05/2012, 16:01

    Parabéns pelo blog show de bola Dra.Luciana, vou visitar sempre... huahuahuhau
    bju...

    ResponderExcluir
  3. Maria Luiza Fontana09/05/2012, 11:11

    Luuu, parabéns pelo blog.. não tinha conhecimento dele.. Essa matériaa está ótima.. eu tenho problema de prisão de ventre e agora estou me cuidando mais.. acho que vai dar certoo hehehe.. Tudo de bom para você minha linda.. Que abençoe muito essa nova etapa da sua vida.. beijooss Maria Luiza Fontana..

    ResponderExcluir
  4. Saudades das referências...

    Pera, deixa que eu faço pra vc:

    MENDONÇA, R. T. Nutrição: um guia copleto de alimentação, práticas de higiene, cardápios, doenças, dietas, gestão. 1ª ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é um blog, não um artigo científico. Mas muito obrigada.

      Excluir