quinta-feira, 3 de maio de 2012

A luta contra a TPM


E que mulher hoje em dia, nunca sofreu com a tal Tensão Pré Menstrual, a tão chamada TPM? Ainda mais nesse mundo de hoje em dia, que é muita pressão com tudo, muito estresse, as mulheres têm que tomar conta de tudo, casa, trabalho, filhos, marido e isso sobrecarrega qualquer um. Só que hoje em dia, tudo ficou tão banalizado, que a tal TPM acabou virando "síndrome disfórica pré-menstrual", tratada com remédios e PASMEM: remédios como ansiolíticos e antidepressivos! Então chegamos a algo super preocupante. O que precisa-se entender, é que a TPM é um conjunto de sinais e sintomas oriundos de várias causas, entre elas: a alimentação com grande quantidade de itens ricos em hormônios (por exemplo, o dietilbestrol, aditivo anabolizante estrogênio da carne) e em toxinas; a carência de nutrientes, como zinco, selênio e magnésio; o desequilíbrio neurovegetativo provocado por problemas emocionais; o uso de certos medicamentos; fatores hereditários; hábitos como tabagismo, alcoolismo e outras drogas; a influência do ambiente, etc. O cuidado dessas causas é fundamental para um tratamento eficaz. 

Já foi comprovado a importância dos vegetais e legumes para evitar a TPM através das suas fontes de vitaminas e minerais, especialmente vitamina B2, B6 e magnésio, e agora temos uma novidade: os cogumelos. O periódico The American Journal of Clinical Nutrition publicou  um estudo, afirmando que os cogumelos reduzem em até 35% dos sintomas típicos da TPM. A substância responsável por esse alívio é a riboflavina (vitamina B2) e em 140 gramas, cerca de 1 xícara de chá desse cogumelo, garante 64% da recomendação diária de vitamina B2.

Vamos parar de sofrer mulherada, evitar tomar medicamentos e partir para uma alimentação mais saudável para reduzir essas dores que tanto nos incomodam. 

Aqui vai uma receitinha saudável e gostosa, com fonte de magnésio (brócolis) para fazerem em casa:

PANQUECA DE BRÓCOLIS


Ingredientes: 4 batatas médias descascadas e raladas,1 cebola grande ralada,2 ovos,5 colheres (sopa) de maisena,3 colheres (sopa) de óleo de milho,buquês de 1 maço pequeno de brócolis cozidos,150 g de ricota amassada,sal, pimenta branca e sementes de girassol a gosto.

Modo de Preparo: Passe as batatas e a cebola por uma peneira e esprema bem.
Coloque numa tigela e misture as gemas, a maisena, o sal e a pimenta-do-reino.
Acrescente as claras batidas em neve e mexa até ficar homogêneo.
Reserve.
Com o óleo, unte uma frigideira de 15 cm de diâmetro e leve ao fogo até aquecer.
Distribua um pouco da massa, espalhe com uma espátula e deixe fritar até dourar dos dois lados.
Retire do fogo e repita a operação, untando a frigideira a cada adição, até usar toda a massa.
Misture numa tigela os brócolis, a ricota, as sementes de girassol e o sal.
Recheie as panquecas com a mistura, decore com pimenta rosa e sirva

Espero que gostem.
Mais informações, consulte um nutricionista.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário